Tv News

Cidade de São Paulo inicia vacinação de grávidas e puérperas

Os postos drive-thru foram reabertos para a segunda dose

Por Diário dos Municípios em 07/06/2021 às 16:46:21

Nesta segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital paulista inicia a vacina√ß√£o de gestantes e mulheres que deram à luz a até 45 dias (puérperas) sem comorbidades e maiores de 18 anos, e também de lactantes com comorbidades acima de 18 anos.

Os postos drive-thru e farm√°cias parceiras da campanha de vacina√ß√£o contra a covid-19 na cidade de S√£o Paulo também foram reabertos e com uma novidade, todos com a segunda dose do imunizante que protege da covid-19. A secretaria vai disponibilizar a segunda dose da vacina em todos os postos da rede, incluindo os megapostos com acesso para pedestres.

Também a partir desta segunda-feira, os estagi√°rios dos cursos de saúde, independentemente do ano cursado, poder√£o se cadastrar para doses remanescentes nas 468 Unidades B√°sicas de Saúde (UBS) da capital. Todos os dias, de 1.800 a 2.000 doses ficam disponíveis no fim do dia e podem ser aplicadas no público que se cadastrar para as doses que sobrarem.

Até s√°bado (5), foram aplicadas 5.275.141 doses na cidade de S√£o Paulo desde o início da campanha, em 19 de janeiro. Desse número, 3.635.748 pessoas receberam a primeira dose e 1.639.393 j√° completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

A secretaria alerta para a import√Ęncia de tomar as duas doses da vacina, respeitando os intervalos recomendados entre uma e outra dose, para completar o esquema vacinal e obter a prote√ß√£o necess√°ria contra a covid-19. No caso da CoronaVac, do Butantan, o intervalo é de 21 a 28 dias. J√° as vacinas da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e da Pfizer o prazo entre a primeira e segunda dose é de 12 semanas.

Todas as salas de vacina√ß√£o das 468 Unidades B√°sicas de Saúde da cidade de S√£o Paulo est√£o abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos priorit√°rios elegíveis no momento, conforme instru√ß√Ķes disponíveis na p√°gina Vacina Sampa.

Mesmo após receber as duas aplica√ß√Ķes da vacina, todas as pessoas devem seguir com os cuidados sanit√°rios, como o uso de m√°scara, a higieniza√ß√£o com √°lcool em gel e o distanciamento social, evitando aglomera√ß√Ķes.

Vacinação

O estado de S√£o Paulo aplicou 119.450 vacinas contra a covid-19 no s√°bado, Dia D de Vacina√ß√£o. Mais de 5 mil pontos de vacina√ß√£o ficaram abertos em todo estado. Hoje, 92.569 pessoas deram início ao seu esquema vacinal e dever√£o retornar aos postos dentro dos prazos indicados para cada imunizante.

"Conseguimos resultados importantes e agradecemos a todos os que compareceram aos postos e aos que trabalharam neste dia. Queremos e precisamos avan√ßar mais, pois somente com a segunda dose é possível garantir a prote√ß√£o", disse a coordenadora do Programa Estadual de Imuniza√ß√£o (PEI), Regiane de Paula.

"Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa s√£o seguras e eficazes. Quem n√£o conseguiu ir hoje a um posto e ainda est√° com a segunda dose em atraso pode procurar a rede de saúde nos próximos dias e completar seu esquema vacinal", disse a diretora do Centro de Vigil√Ęncia Epidemiológica, Tatiana Lang D"Agostini.

Com base nas estatísticas populacionais do Ministério da Saúde, para cada faixa et√°ria ou público específico, o governo de S√£o Paulo define as remessas de doses necess√°rias para as 645 cidades em cada etapa da campanha. Os quantitativos de primeira e segunda dose s√£o id√™nticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplica√ß√£o e conclua a imuniza√ß√£o das pessoas.

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou na última semana 279.815 doses extras da CoronaVac para cerca de 500 cidades exclusivamente para aplica√ß√£o da segunda dose.

Veja a lista completa dos postos de vacinação na página Vacina Sampa.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie Aqui