Tv News

Agência Europeia: cada frasco de vacina da Pfizer dá para seis doses

Dose extra não estava sendo usada em muitos países

Por Diário dos Municípios em 08/01/2021 às 15:15:20

O comité da Ag√™ncia Europeia do Medicamento emitiu uma nota informando que recomendou a atualiza√ß√£o da informa√ß√£o de produtos da vacina contra a covid-19 da Pfizer, esclarecendo que tem seis doses.

Uma dose extra que, até agora, em muitos países n√£o estava sendo usada em cada frasco da vacina por n√£o haver indica√ß√£o clara para a sua utiliza√ß√£o. Agora, a Ag√™ncia Europeia deu essas indica√ß√Ķes no sentido de que esta dose seja aproveitada, explicitando os procedimentos.

A falta de uma norma da Dire√ß√£o-Geral da Saúde de Portugal que permita preparar seis doses por cada frasco da vacina da Pfizer j√° obrigou a desperdi√ßar uma quantidade que daria para vacinar seis mil pessoas, revelou hoje (8) um jornal portugu√™s.

Segundo a publica√ß√£o, o desperdício "é generalizado entre os países europeus e deve-se à inércia da Ag√™ncia Europeia de Medicamento em aprovar o pedido do primeiro laboratório fornecedor, Pfizer, para que sejam preparadas seis e n√£o cinco doses por frasco".

O pedido de alteração das doses foi entregue ao regulador europeu no dia 30 de dezembro. Agora, foi respondido.

Contudo, o Infarmed, órg√£o do Ministério da Saúde de Portugal, encontrou uma solu√ß√£o interna e j√° autorizou a prepara√ß√£o de seis doses por frasco, um procedimento que ainda n√£o est√° em pr√°tica por falta de uma norma da Dire√ß√£o-Geral da Saúde (DGS).

A Ag√™ncia Europeia do Medicamento explicita agora que, se no fim da aplica√ß√£o de cinco vacinas a partir de um frasco n√£o houver a quantidade recomendada para a vacina (0.3ml), ent√£o o profissional de saúde deve deixar fora o que resta do frasco. Ou seja, n√£o se pode juntar restos de v√°rios frascos para fazer uma dose completa.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie Aqui